Uma boa forma de saber o que estamos a comer e o que damos aos nossos filhos, é fazermos nós mesmos. Respeitando esta minha ideia, vou procurar fazer o máximo de comidas, sobremesas, papas, biscoitos, etc... para o Ary, para os papás e para partilhar convosco.
Desta vez, fiz um iogurte caseiro ao qual adicionei granola e mirtilos. Claro que o pimpolho ainda só come iogurte, talvez um pouco cedo ainda! Mas ele pediu e gostou e até agora não fez qualquer alergia! É para continuar.
Vou fazendo depois algumas receitas com bebidas de soja, de aveia, de coco... O céu é o limite ;)
Neste momento, tenho uma iogurteira mas, se não tiverem, podem colocar o preparado num recipiente de pirex e com tampa e embrulhar num cobertor dentro do micro-ondas ou forno. O importante é manter a temperatura para que as bactérias tenham o ambiente propício para fermentar o leite.
Outra dica! Não é por acaso que se faz o primeiro iogurte com um de origem biológica. Para fazer mais iogurtes, utilize dos que fez anteriormente. Os iogurtes de supermercado têm um prazo de validade muito extenso, o que significa que não contêm bactérias vivas, necessárias para a produção de iogurte e as que são de maior importância para a saúde da nossa flora intestinal.
Como se fazem tão facilmente, experimente!
Tempo:
1h30 + 12 h
Ingredientes:
(PARA 7 PESSOAS)
1 L de leite
5 c. sopa de iogurte natural biológico
Preparação:
- Ferva o leite e deixe depois arrefecer até ficar morno.
- adicione o iogurte, misture bem e coloque na iogurteira.
- Siga as instruções da iogurteira (o que representam entre 8h a 12h para fermentação).
- Deixe arrefecer um pouco à temperatura ambiente e reserve no frigorífico.
- Pode servir simples ou acrescentar frutas, cereais, sementes, frutos secos...
Bom apetite ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário